domingo, 6 de agosto de 2017

Mostra TAL PAI, TAL FILHO - Programação de 7 a 13 de agosto


Começa hoje, 07 de agosto, a Mostra Tal Pai, Tal Filho. Além de celebrar o dia dos pais, comemorado no próximo fim de semana, é um momento de apreciação de dois grandes nomes da história do cinema norte-americano. Kirk Douglas e Michael Douglas se destacaram em diversos momentos na telona, colecionando diversas indicações e prêmios, além de se tornarem referências.

Kirk, pai de Michael, completou 100 anos em dezembro de 2016. O ator, que é amplamente considerado um dos melhores atores da história do cinema, recebeu em 1996 um Oscar especial pelos seus “50 anos de modelo moral e criativo para a comunidade cinematográfica”.

Já Michael, considerado um dos atores que melhor gerenciou sua carreira artística até o momento, foi consagrado como melhor ator na premiação em 1987, por seu papel em Wall Street.

A curadoria da mostra foi feita por Lâne Mabel Soares, que além de trazer grandes sucessos dos dois atores, traz também uma reunião familiar em uma das produções, quando Kirk, Michael e Cameron Douglas atuam juntos. A Mostra Gratuita Infantil continua durante o fim de semana.



07/08 - SEGUNDA



18H – ACONTECE NAS MELHORES FAMÍLIAS
It Runs in the Family | 14 anos | Comédia, Drama, Romance | EUA | 2003 | 1h 49min

Os Gromberg são uma família de sucesso que enfrentam um grande problema: a dificuldade de relacionamento entre eles. Mesmo com todos os integrantes da família morando em Nova York, cada um tem suas preocupações e afazeres próprios, que fazem com que eles apenas se encontrem ocasionalmente em eventos. Entre eles está Mitchell (Kirk Douglas), o patriarca da família, que relutantemente precisa aceitar que não é imortal. Alex (Michael Douglas), seu filho mais novo, vive preocupado em não cometer os mesmos erros de seu pai quando jovem. Já Asher (Cameron Douglas), o filho mais velho de Alex, está apenas interessado em amor, sexo e rock'n'roll.

Direção: Fred Schepisi
Elenco: Bernadette Peters, Kirk Douglas, Michael Douglas e mais
Fonte: filmow.com


20H – CHAGA DE FOGO
Detective Story | 14 anos | Policial, Drama | EUA | 1951 | 1h 43min

Jim McLeod (Kirk Douglas) é um detetive durão, obcecado e objetivo que acredita que deve cumprir a lei até o fim, custe o que custar. O alvo da vez de suas investigações é Karl Schneider (George Macready), responsável por realizar abortos e causar a morte de diversas pacientes. No entanto, a determinação do detetive pode ser decorrente de um motivo pessoal, algo que abala a legitimidade das investigações.

Direção: William Wyler
Elenco: Kirk Douglas, Eleanor Parker, William Bendix e mais
Fonte: adorocinema.com

08/08 - TERÇA



18H – SPARTACUS
12 anos | Histórico, Guerra, Romance, Biografia | EUA | 1960 | 3h 18min

Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Apesar de não ter muito com o que sonhar, pois foi condenado morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Só que seu destino é mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o compra para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma com suas esposas, que pedem para serem entretidas com dois combates até morte e Spartacus é escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Kirk Douglas, Jean Simmons, John Gavin e mais
Fonte: adorocinema.com

09/08 - QUARTA



18H – ATRAÇÃO FATAL
Fatal Attraction | 18 anos | Drama, Suspense | EUA | 1988 | 1h 58min

Aproveitando o fato de Beth Gallagher (Anne Archer), sua mulher, estar viajando Dan Gallagher (Michael Douglas), um advogado, tem um rápido caso com Alex Forrest (Glenn Close), uma executiva que demostra ser desequilibrada emocionalmente e até mesmo perigosa, quando decide fazer parte da vida dele custe o que custar.

Direção: Adrian Lyne
Elenco: Michael Douglas, Glenn Close, Anne Archer e mais
Fonte: adorocinema.com


20H – SEDE DE VIVER
Lust for Life | 14 anos | Biografia, Drama | EUA | 1956 | 2h 02min

1877. Vincent Van Gogh é um homem que trabalha em um serviço religioso na Bélgica, até que seu irmão, um negociante de artes, o leva para Paris. Na cidade, ele tem contato com diversos artistas que o impulsionam a pintar, e logo, Van Gogh se transforma em um mestre da pintura que se divide entre sua genialidade artística e a mente atormentada.

Direção: Vincente MinnelliGeorge Cukor
Elenco: Kirk Douglas, Anthony Quinn, James Donald e mais
Fonte: adorocinema.com

10/08 - QUINTA

CINEMA EM REDE



19H – SEU CARLITO – NARRATIVAS SOBRE UM COMERCIANTE DA ROÇA
Livre | 2016 | 1h10m30s

Carlos Moreira foi comerciante e fazendeiro no Manja Léguas, um subdistrito do município de Piranga, interior de Minas Gerais. Filho de imigrante Sírio que veio fugido para o Brasil, conseguiu crescer na vida com sua inteligência diferenciada para os negócios da roça. Entre as décadas de 40 e 50 ele ia constantemente a Belo Horizonte tratar de um problema nos olhos, que o deixou cego de um olho. Nas suas idas e vindas à capital mineira, fascinado pelas novidades da vida urbana, ele marcou a história do pequeno vilarejo rural onde vivia ao trazer as inovações da cidade para sua comunidade. Também é lembrado pela grande disposição em ajudar os moradores da localidade. Nesse documentário, seu 30º neto, Eduardo, que não conheceu Carlos em vida, decide refazer o trajeto que seu avô percorria e registrar as narrativas de suas passagens que seu filhos e netos ainda guardam. O filme é uma busca pela memória de Carlos Moreira.

Direção e montagem: Eduardo Moreira
Imagens: Eduardo Moreira e Thiago Novais
Trilha Sonora: Matheus Ferro
Fonte: Divulgação

Após a exibição do documentário, será promovido um debate com o cineasta, no Cine Vila Rica, da Universidade Federal de Ouro Preto. O bate-papo será transmitido para outras salas de cinema do circuito universitário pelo serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Para o diretor do filme, discutir sobre memórias coletivas é fundamental. “O longa é justamente uma busca e resgate das memórias, não apenas da minha família. Com o filme, quero mostrar a importância de não deixar morrer os contos e ditos populares, que aos poucos vão se perdendo”, comenta. 

Saiba mais sobre o Cinemas em Rede:
http://culturadigital.br/cinemasemrede/

11/08 - SEXTA



18H – A MONTANHA DOS SETE ABUTRES
Ace in the Hole | 16 anos | Drama | EUA | 1952 | 1h 51min

Albuquerque, Novo México. O repórter veterano Charles Tatum (Kirk Douglas) foi despedido de 11 jornais, por 11 razões diversas. Ele está sem dinheiro, então pede a Jacob Q. Boot (Porter Hall), o dono do jornal local, que lhe dê um emprego e consegue. Seu plano era trabalhar ali no máximo dois meses, mas após um ano não surgiu nenhuma boa oportunidade nem aconteceu nada bem interessante que rendesse uma boa matéria. Tatum sente-se totalmente entediado e sem motivação, então recebe ordem para cobrir uma corrida de cascavéis. Aparentemente seria outra matéria sem o menor atrativo, mas ruma para o local acompanhado por Herbie Cook (Robert Arthur), um misto de auxiliar, motorista e fotógrafo. No meio do caminho param para abastecer o carro e Tatum acaba descobrindo que Leo Minosa (Richard Benedict) ficou preso em uma mina quando procurava por "relíquias indígenas". Tatum sente que esta reportagem pode ser a chance que ele esperava, mas para isto precisa ter controle da situação. Ele transforma o resgate de Leo em um assunto nacional, atraindo milhares de curiosos, cinegrafistas de noticiários e comentaristas de rádio, além de forçar Lorraine (Jan Sterling), a mulher de Leo, a se fazer passar como uma esposa arrasada. Na verdade, ela ia abandonar Leo neste trágico momento, mas Tatum a fez ver que ela iria ganhar um bom dinheiro na sua lanchonete quando as pessoas chegassem para ver o acontecia. Para prolongar o circo Tatum reduz deliberadamente a velocidade do resgate de Leo, pois o ideal é que ele que preso por seis dias e não apenas por algumas horas.

Direção: Billy Wilder
Elenco: Kirk Douglas, Jan Sterling, Porter Hall e mais
Fonte: adorocinema.com


20H – WALL STREET – PODER E COBIÇA
Wall Street | 14 anos | Drama | EUA | 1987 | 2h 02min

Nova York, 1985. Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Após várias tentativas ele consegue falar com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário. Durante a conversa Bud sente que precisa dar alguma dica muito quente para ter a atenção de Gekko e então lhe fala o que seu pai, Carl Fox (Martin Sheen), um líder sindical, tinha lhe dito, que a Bluestar, a companhia aérea para a qual trabalha, ganhou um importante processo. Esta informação não foi ainda divulgada oficialmente, mas quando isto acontecer as ações terão uma significativa alta. Gekko o adota como discípulo e logo Bud trabalha secretamente para Gekko, abandonando qualquer escrúpulo, ética e meios lícitos, pois só quer enriquecer. Bud obtém sucesso, o que faz seu padrão de vida mudar. Além disto se envolve Darien Taylor (Daryl Hannah), uma decoradora em ascensão, mas se os ganhos são bem maiores, os riscos também são.

Direção: Oliver Stone
Elenco: Michael Douglas, Martin Sheen, Charlie Sheen e mais
Fonte: adorocinema.com

12/08 - SÁBADO



16H – O REI LEÃO
The Lion King | Livre | Animação, Aventura, Família | EUA | 1994 | 1h 29min

Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

Direção: Roger AllersRob Minkoff
Elenco:  Garcia Júnior, Jorgeh Ramos, Mauro Ramos e mais
Fonte: adorocinema.com


18H – GLÓRIA FEITA DE SANGUE - Sessão comentada por Leandro Andrade
Paths of Glory | 14 anos | Drama, Guerra, História | EUA | 1957 | 1h 28min

Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco:  Kirk Douglas, Ralph Meeker, Adolphe Menjou e mais
Fonte: filmow.com


20H – VIDAS EM JOGO
The Game | 14 anos | Drama, Mistério, Suspense | EUA | 1999 | 2h 08min

Nicholas Van Orton (Michael Douglas) é um banqueiro milionário que acorda apreensivo e preocupado no dia em que completa 48 anos de vida. Motivo: seu pai havia se suicidado exatamente com esta idade. O dia de Nicholas, que já começa estranho, piora ainda mais quando ele ganha um presente especial de seu irmão Conrad (Sean Penn): um cartão que lhe dá acesso a um divertimento diferente, completamente inédito, promovido por uma suposta empresa chamada "Serviços de Recreação do Consumidor". A partir daí, a vida do milionário se transforma num verdadeiro inferno: todos à sua volta parecem querer matá-lo, e nem a polícia é capaz de entender o caso. Diante disso, o perturbado banqueiro percebe que terá de lutar sozinho para se manter vivo.

Direção: David Fincher
Elenco:  Michael Douglas, Sean Penn, Deborah Kara Unger e mais
Fonte: filmow.com

13/08 - DOMINGO



16H – PROCURANDO NEMO
Finding Nemo | 3 anos | Animação, Aventura, Ação | EUA | 2003 | 1h 41min

O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

Direção: Andrew StantonLee Unkrich
Fonte: adorocinema.com


18H – DUELO DE TITÃS
Last Train From Gun Hill | Livre | Faroeste, Romance | EUA | 1959 | 1h 35min

A mulher índia do xerife Matt Morgan (Kirk Douglas) é violentada e morta por uma dupla de cowboys. As investigações de Morgan o levam a Gun Hill, cidade dominada pelo seu amigo e rico fazendeiro Craig Belden (Anthony Quinn). Ele acaba descobrindo que um dos homens que procura é o jovem e mimado filho de Belden. Determinado a levá-lo para julgamento, Morgan entra em choque com seu amigo, que por sua vez tenta impedi-lo a todo custo.

Direção: John Sturges
Elenco:  Kirk Douglas, Anthony Quinn, Brian G. Hutton e mais
Fonte: filmow.com


20H – UM DIA DE FÚRIA
Falling Down | 16 anos | Drama, Policial, Thriller | EUA, França, Reino Unido, Irlanda do Norte | 1993 | 1h 53min

Prendergast (Robert Duvall), um policial em seu último dia de trabalho pois vai se aposentar, arrisca sua vida para tentar deter William Foster (Michael Douglas), um homem emocionalmente perturbado que perdeu seu emprego e vai ao encontro de Beth (Barbara Hershey), sua ex-mulher, e da filha, sem requer reconhecer que o seu casamento já acabou há muito tempo. Em seu caminho, William vai eliminando quem cruza seu destino.

Direção: Joel Schumacher
Elenco:  Michael Douglas, Robert Duvall, Barbara Hershey e mais
Fonte: filmow.com

ATENÇÃO

Para que as sessões transcorram com segurança e comodidade para todos, pedimos encarecidamente que a devida atenção às crianças e aos adolescentes seja tomada por seus respectivos responsáveis.

A fim de evitar incidentes, esclarecemos que espectadores menores de 14 anos, para as sessões das 18 horas, e de 16 anos, para as sessões das 20 horas, só terão as suas entradas autorizadas mediante a tutela de um familiar ou responsável legal, independentemente da classificação indicativa do filme a ser exibido.

Boas sessões a todos e, cuidem-se ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário